CARIDADE NOS TRABALHOS DA UMBANDA
- Templo Águia Dourada (Editor)
- 11 de mar.
- 4 min de leitura

Certa vez uma pessoa querendo visitar um certo terreiro, contatou o sacerdote da
casa, fazendo a seguinte pergunta:
- Esse terreiro é de caridade ?
Ele sem entender muito bem a dúvida senhora , perguntou :
-Como assim um terreiro de caridade ?
E ela o respondeu :
-Vocês cobram alguma valor para o atendimento no terreiro ?
Então ele respondeu a ela:
Não. Aqui os atendimentos são gratuitos as pessoas que vem ao terreiro.
Então ela respondeu dizendo que iria visitar o terreiro e nunca apareceu.
Apesar dela não ter comparecido naquele dia, seus questionamentos levantaram
uma reflexão sobre o conceito caridade.
Quando entendemos o conceito de caridade a grosso modo, entende se que seria
ajudar pessoas. Mas na verdade caridade seria dar ao outro aquilo que me faz falta.
Vou explicar.
Por exemplo : eu estou com fome, muita fome e tenho um pedaço de pão que pode
suprir a minha fome. Então outra pessoa com fome me pede o pão e eu doou a essa
pessoa o que eu tinha, sem esperar algo em troca.
Caridade nos trabalhos da Umbanda seria eu não me alimentar do pão e permitir que essa pessoa se alimentasse. Isso é caridade.
Quando eu tiro da minha vida algo de importância e doou ao outro.
Muitas pessoas imaginam que quando vão a um terreiro de umbanda, caridade é
não pagar por algo, no caso o atendimento. Até mesmo que essa colaboração seja
um maço de vela, uma bebida, um alimento, flores, etc.
Porém precisamos ampliar um pouco mais essa compreensão.
Um médium de terreiro de umbanda passa anos se dedicando a atividade religiosa.
Ele faz oferendas, toma banhos e banhos de proteção, descarrego, de preparação
para a gira, comprar roupas brancas, comprar adereços para a entidade e para o
atendimento, enfim.
No dia da gira faz as restrições do terreiro como não comer carnes, não ter relações
intimas, não consumir bebida alcoólica, não frequentar locais específicos, as vezes
dorme pouco por conta das atividades. Quando tem alguma necessidade no
terreiro doa seu tempo, tempo esse que poderia estar com sua família, ele direciona
na ajuda de pessoas que muitas vezes nem conhece.
Então ele sacrifica a sua vida, o seu tempo, o seu dinheiro, para ser um médium
melhor. Além disso também compra livros, faz cursos, dedica se a um
conhecimento sobre a vida espiritual, de modo que ele possa atender as pessoas da
forma mais adequada possível.
Enfim , reparem o quanto um médium se dedica para atender essas pessoas.
Então quando se cobra algo, uma mensalidade, uma doação de alimento, uma
ajuda em atividades como a organização da casa, isso não representa um
pagamento aos trabalhos que se recebe da casa. Não haverá pagamento monetário
que cubram os esforços do médium, do sacerdote.
O que se arrecada é para o próprio funcionamento da casa. Existe a ideia
equivocada que um sacerdote tem a obrigação de manter os recursos de uma casa.
“Ahhh , ele abriu um terreiro ele que se vire para pagar as contas, para fazer o que
precisa. Isso é caridade ”As pessoas querem chegar ao terreiro e querem o terreiro bem iluminado, as paredes bem pintadas, papel higiênico no banheiro, chãos limpos, água gelada,
copos descartáveis, cadeiras confortáveis.
Elas chegam esperando que tudo isso aconteça, porém não questionam, como
aquela água chegou até lá, o copo, quem limpou, quem colocou papel higiênico
nos banheiros, quem tirou os lixos, quem organizou tudo para que quando eu
chegasse tudo estivesse pronto ?
Esses materiais, esses esforços não surgem como um passe de mágica. Isso é
caridade.
Existem pessoas que estão sacrificando seus recursos, seu tempo, suas necessidades
para que tudo isso aconteça.
Então quando eu penso em caridade, eu devo avaliar tudo isso antes. Não somente
se é cobrado algo ou não.
Então se olharmos apenas para o olhar da cobrança de uma mensalidade, da
doação de um alimento, da doação de uma ajuda, isso é muito pequeno de nossa
parte. Essa é uma analogia muito pobre.
Independente das cobranças ou não, caridade é em outras formas muito além
disso.
Existe uma primícia espírita replicada a Umbanda que sem caridade não há
salvação. Porém Umbanda não é Espiritismo. A Umbanda sofre influências do
Espiritismo, assim como sofreu de outras tradições. Apenas isso.
No conceito bíblico a salvação vem somente de Deus e parte dessa salvação se dá a
suas obras, sua conduta, não a caridade por si só.
Exemplos Bíblicos:
Salmos 62:1 “A minha alma espera somente em Deus, dele vem a minha salvação
Salmos 3:8 “A salvação vem de Deus, sobre seu povo seja a sua benção”
Trouxe alguns exemplos bíblicos que nos mostram que a salvação vem de Deus.Olodúmare é o Deus supremo e cabe a ele os designíos de nossa vida. Ele é
intitulado de Olómónokan “aquele que conhece todos os corações” quem tudo
sabe e tudo vê.
Quando tentamos trazer conceito que não compreendemos a Umbanda, caímos no
erro e acabamos nos equivocando.
Então se a caridade não nos leva a essa salvação, o que devo fazer?
Existe um conceito em Iorubá chamado IWÁ PUÉLÉ que nos ensina que devemos
ser corretos, éticos e trabalharmos a cada dia para ser pessoas melhores para nós e
para o mundo.
IWÁ é o atributo de maior valor, todos os outros valores decorrem dele.
O indivíduo que tem IWÁ PUÉLÉ, não entra em choque com nenhuma força
humana e vive em plena harmonia com toda a forças do universo.
Por isso aconselho que possamos ver a caridade não só como um ato financeiro,
mas como um ato de IWÁ PUÉLÉ.
Provérbio Iorubá:
IWÁ NIKÁN I Ó SORO O
“Caráter é tudo o que é necessário”
Texto adaptado: Caridade não leva a salvação - ( Autor : Bàbá Mario Filho )
Redigido por Alline Martins
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