top of page

SILÊNCIO



Vocês já ouviram falar do nome Pitágoras ?


Pitágoras foi um grande filósofo e matemático nascido na Grécia. Ficou conhecido pelo famoso teorema de Pitágoras , além de grandes contribuições na física , matemática , astronomia, aritmética , geometria e poesia. Ele aprendeu com Faraós , Hindus , Magos Persas, Celtas e Ibéricos , Gregos ou seja , Pitágoras adquiriu muito conhecimento e vivencias ao longo de sua jornada.


E um grande conselho que ele nos deixou foi: “ Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio”


O silêncio não é apenas a ausência de ruídos. Silêncio é uma presença que traz energia, clareza que promove conexões profundas.


Quando buscamos o silêncio mais profundo, descobrimos que na verdade não depende das condições auditivas ou informações da vida, seu alvo é no fundo da alma e no autoconhecimento. Quem silencia o mundo ao redor, consegue ouvir a si. Onde reina o silencio mora a observação.


Enquanto o mundo nos ensina a sermos barulho, Oxóssi nos ensina sermos silêncio.


No silêncio encontramos respostas e calma. Ele nos faz entender o que palavras não conseguem expressar.


Bàbá King , nosso Bàbá Avô , Bàbálórìsà de nosso Bàbá Junior, autoridade sobre a cultura tradicional Iorubá, também Mestre e Doutor em Sociologia, formado pela É Silêncio USP com ênfase na Tradição Africana , sacerdote nativo , nascido na Nigéria . É o fundador do Ododuwa Templo dos Orixás desde 1988 , filho de uma importante linhagem real , dedicou anos de sua vida a pesquisas sobre a oralidade Iorubá , nos a adverte para uma importante reflexão :


 “A boca é mensageiro do pensamento e o pensamento é mensageiro do Ori. Ori é mensageiro dos valores e critérios que criamos na vida. Nós cultuamos os orixás para que possamos adotar as virtudes dos nosso Deuses, para que os critérios que nós vamos criar sejam os critérios mais harmoniosos e civilizados. Dessa forma passamos a doutrinar e equilibrar os pensamentos, e esses chegam a nossa boca mais purificados “KING, BÀBÁ


Oxóssi representa o caçador, é estratégico e assertivo. Quando se tem apenas uma flecha é preciso afiar os olhos e dominar a audição, esperar o tempo certo da precisão. Saber onde não se deve estar é melhor do que saber onde se deve ir.


Assim como as matas e florestas tem seus caminhos difíceis, a vida também apresenta seus desafios. Não tenha pressa, saiba ser argiloso em seus passos. O barulho faz com que você desperte os inimigos e você se torne presa fácil.


Poupe suas emoções e não trave guerras desnecessárias. O silencio faz muito mais barulho que uma gritaria, é uma estratégia de guerra. Enquanto você fica gritando, vocês esta expondo suas dores e seus inimigos estão conquistando caminhos para alcançar sua fragilidade.


O segredo de um vencedor é saber a hora certa de silenciar para que o orixá fale por nós e para nós.


Oxóssi carrega apenas uma flecha, porque não precisa de outra. O bom caçador entende o tempo certo das coisas. Quando Oxóssi adentra a mata, ele observa tudo ao seu redor em silencio. Atento e alerta.


Ele nos ensina a ser buscadores de nós mesmos, de nossa essência. Para olharmos além da matéria. A boca em silencio mantem o foco no progresso.


No silencio observamos quem somos , nossas sombras e nossas virtudes, é no oculto que travamos nossas verdadeiras guerras.


É nele que ocorre o desafio de nos confrontarmos e nos conhecermos, pois o barulho nos distrai de quem somos.


Muitos comportamentos tem origem na fuga do silencio. Nos manter distraídos , faz com que não precisamos lhe dar com o que esta dentro de nós. Passamos a agir sem consciência , como se estivéssemos em um modo de piloto automático.


Porem quando reconhecemos exatamente quem somos , conseguimos identificar o que é nosso de fato e o que provem do externo e é no silencio que conseguimos viver essa experiência, porque estamos olhando para a existência, em modo observador , analisando cada questão, compreendendo o fluxo das coisas.


Saberemos diferenciar o que é nosso, nossas sombras e o que pertence ao outro , sem sofrer influencias, só você na sua essência mais pura, nos mantendo no estado de presença.


Dessa forma é possível trabalharmos essas sombras com mais consciência, assertividade , avançar com passos mais precisos e alcançarmos a cura em nós.


Então cultue os ensinamentos de Oxóssi, observando mais a si e ao redor, falando pouco e aprendendo mais.


A plateia não assiste os bastidores, apenas assistem ao show.


Texto : Alline Martins

 
 
 

Comments


bottom of page