ÒRÚNMÌLÀ IFÁ E O DESTINO
- Templo Águia Dourada (Editor)
- 11 de mar.
- 3 min de leitura

Conta se tradicionalmente que houveram várias tentativas de se povoar a terra, até
que Òrúnmìlà Ifá foi enviado até a terra, junto com os Orixás. Conta se que
Olòdùmaré quando criava todas as coisas, pediu para que todos os Orixás
fechassem os olhos para que não vissem a criação. Porém Òrúnmìlà Ifá, apenas
colocou as mãos em frente aos olhos, mas não os fechou e Olòdùmaré vendo isso,
deixou, pois acreditava se que um grande feito deveria haver testemunho. Então
Òrúnmìlà Ifá é considerado Eleri Ipin, o testemunho de toda criação e por esse
motivo ele viu tudo em sua origem. Então ele sabe voltar a origem para resgatar
alguma coisa que tenha sido perdida no meio do caminho para orientar o ser
humano a reajustar esse caminho.
Òrúnmìlà Ifá é a divindade da sabedoria e do conhecimento existente na terra.
Conhecimento no qual todo ser humano veio para a terra com um destino.
Ifá fala que antes de você encarnar você chega a Olòdùmaré e acorda que virá a
terra com uma certa missão, porém ao chegar no país em que vivemos, com a
cultura, nossos amigos, nossa família, vamos nos distraindo dessa nossa missão.
Então Òrúnmìlà resgata essa missão, através do Odu , seu destino, para que isso
sirva como um manual de instrução para você sobre a terra. Quando a pessoa se
inicia em Ifá é trazido a ela a informação desse Odu.
Na tradição Yorubá existem 256 Odus e dentro de cada Odu existem mais de mil
histórias, então mesmo que 10 pessoas nasçam em no mesmo Odu , existem várias
possibilidades diferentes. Então isso significa que cada pessoa vem com um destino
e um propósito a terra.
Vamos utilizar como exemplo o Bàbá Kaiode : seu Odu é ensinar Ifá as pessoas, ser
um professor, um mestre, porém, ele nasceu fanho e gago.
Ifá nos mostra que nossos bloqueios estão intimamente ligados com nossa missão
na terra, ou seja, seus bloqueios te trazem pistas sobre seu destino.
Seguinte Òrúnmìlà Ifá, não existe livre arbítrio. Livre arbítrio seria encruzilhada de
Exu, um caminho melhor e um caminho pior e Ifá sempre mostrará o melhor
caminho. Isso reforça a crença na predestinação, porque o conteúdo da vida de um
indivíduo depende da escolha.
Logo o Orí, nosso Deus pessoal é a essência da sorte e a força mais importante
responsável pelo sucesso ou fracasso humano, se o Orí de um homem não estiver
em harmonia com sua causa, nenhum Orixá harmonizará com ele e,
consequentemente, ele não terá aquilo que deseja.
Na tradição Yorubá temos a visão de negativo e positivo, para o bem existir, o mal
tem que existir.
Os Orixás são as forças positivas da natureza, com suas virtudes e nós temos as
forças negativas dessa natureza que chamamos de Ajeogun . Os Ajeoguns são:
doenças, a morte, as perdas, fofocas, brigas, desrespeito, inveja, maldições, entre
outros. E quando identificamos um tipo de Ajeogun na vida de uma pessoa,
utilizamos Ifá e as virtudes dos Orixás para transformar esse caminho.
Por isso que a vida é feita de ciclos, quando não passamos por desafios a vida não
se movimenta. Portanto não há nada que seja ruim, tudo traz um aprendizado e
movimento a vida. Ifá fala que não há nada que não possa ser visto e quando visto
ser mudado.
Não se entende o conceito de livre-arbítrio como o poder de alterar o destino, no
Yorubá é a possibilidade de dois caminhos, o bom e o ruim.
O conceito de Iwá Pèlé ( bom caráter ) explica a liberdade humana. Os princípios
de Iwá Pèlé ajudam a resgatar o homem da estrutura autoritária e hierárquica do
universo, no sentido de que eles ajudam o indivíduo a regular sua vida e a evitar
colisões com os poderes sobrenaturais, e com sua comunidade. Isso significa que Iwá Pèlé é o objetivo da existência humana e esse desempenha um papel vital também para melhorar ou mudar o destino de uma pessoa.
Seguindo esse raciocínio o sucesso ou o fracasso na vida não depende da capacidade ou não de ter escolhido um Orí bom ou ruim somente, mas da conduta das boas escolhas nesse caminho. Portanto, como o objetivo de todo homem é ter sucesso na vida, é preciso combinar os fatores que manifestam o Orí (nossas virtudes) com os fatores físicos ações, sendo a união do corpo e as habilidades mentais.
De nada adianta o Axé, se não materializarmos esse em ações.
O equilíbrio das boas escolhas nos permite viver um caminho de boa sorte, prologando nossos dias na terra.
“O maior adversário que você possa ter nessa terra é você mesmo” Bàbá King
Texto adaptado:
Predestinação e livre arbítrio no conceito Yorubá - ( Autor : Bàbá Mario Filho)
Conceitos de Ifá - ( Autor : Bàbá Kayode )
Redigido por Alline Martins
Σχόλια